DAMAS / REVERSI / TRILHA

DAMAS

O jogo de Damas tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar.
  • Jogadores - 2.
  • Peças - 24 peças, 12 brancas e 12 pretas.
  • Tabuleiro - tabuleiro de 64 casas, claras e escuras.
  • Distribuição - 12 peças da mesma cor para cada jogador, posicionadas nas casas escuras, ocupando as três linhas mais próximas de cada jogador.
  • Objetivo - Capturar todas as peças do oponente ou deixá-lo impossibilitado de mover.
Definições
  • Dama - a peça coroada após parar na última linha do tabuleiro. A dama fica com uma peça da mesma cor em cima para representá-la.
  • Grande diagonal - a maior linha formada diagonalmente pelas casas escuras.
  • Lance - o deslocamento de uma peça para outra casa.
  • Captura - um lance onde uma peça passa por cima de uma peça adversária que está entre a sua casa e a sua casa de destino.
  • Tomada em cadeia - uma lance onde uma peça captura duas ou mais peças sucessivamente.
O Jogo
O tabuleiro deve ser posicionado de modo que a grande diagonal comece do lado esquerdo de cada jogador. Assim, a primeira casa à esquerda de cada jogador será preta. O jogador que estiver jogando com as peças brancas começa o jogo, podendo dar o primeiro lance. A seguir, os jogadores alternam jogadas até o fim do jogo. As peças comuns só podem se movimentar para a frente, para uma casa branca livre na próxima linha, diagonal à sua casa atual. As damas podem ser movimentar em diagonal para frente e para trás para qualquer casa livre, desde que o caminho esteja livre. O jogo termina quando todas as peças de um jogador forem capturadas ou quando este não puder mais fazer nenhum lance válido.

Captura
A captura das peças é obrigatória, ou seja, se na vez de um jogador ele puder capturar uma peça adversária, ele deve fazê-lo. Quando tiverem duas ou mais capturas possíveis, o jogador deve realizar o lance onde houver o maior número de capturas. Em caso de equivalência, o jogador pode escolher qual das capturas vai fazer. As peças comuns só podem capturar para frente e para trás peças adversárias adjacentes às suas. As damas podem capturar peças distantes na sua diagonal, desde que o caminho entre a dama e a peça capturada esteja livre, e o caminho entre a peça capturada e a casa de destino da dama esteja também livre. Quando uma captura é realizada, a peça capturada é removida do tabuleiro, ficando em poder do jogador que a capturou. Quando uma peça faz uma captura e fica numa posição onde é possível fazer outra captura, ela deve fazê-la na mesma jogada, realizando uma tomada em cadeia. A peça deve fazer isso até que não seja mais possível capturar peça alguma neste lance.

Regra de Empate
  • A partir de qualquer ponto da partida se ocorrerem 20 (vinte) lances sucessivos de Damas, sem captura ou movimento de peças comuns.
  • Se uma mesma posição se produzir pela terceira vez, cabendo ao mesmo jogador o lance será considerado um empate.
  • Se um jogador possuir três damas contra uma dama do outro jogador, será considerado empate se o jogador com o maior numero de peças não conseguir obter vitória em vinte lances.

REVERSI

O objetivo do jogo consiste em ter mais peças do que o seu oponente quando o jogo estiver encerrado. O jogo termina quando nenhum dos jogadores puder se mover. Geralmente, isso ocorre quando o tabuleiro está cheio.
Desenvolvimento do jogo
O jogo inicia na posição mostrada ao lado, em um tabuleiro de Reversi consistindo em 64 quadrados em uma disposição 8x8.

Cada peça do Reversi tem um lado negro e um lado branco. Na sua vez, você coloca uma peça no tabuleiro com sua cor virada para cima. Você deve colocar a peça de forma que uma peça do oponente, ou uma sequência de peças do oponente, fique flanqueada por suas peças. Todas as peças adversárias que estiverem entre as suas peças mudam de cor, tornando-se suas.
Um movimento consiste na colocação de uma peça em uma casa vazia. Se você não pode fazer um movimento legal (por exemplo: você não pode capturar nenhuma das peças do adversário), você tem de passar, e é a vez do oponente. Se nenhum dos jogadores puder fazer um lance, isso significa que o jogo está terminado, e o jogador que tiver mais peças vence.

Captura
Você pode capturar sequências verticais, horizontais e diagonais de peças. Além disso, você pode capturar mais de uma sequência de uma vez só. 

TRILHA

 O jogo de Trilha tem dois participantes, que usam um tabuleiro para jogar.

  • Jogadores - 2
  • Peças - 18 peças sendo 9 brancas e 9 pretas.
  • Tabuleiro - tabuleiro com 24 casa interligados horizontalmente e verticalmente.
  • Objetivo - Deixar o adversário com 2 peças no tabuleiro ou deixá-lo sem movimentos.
O Jogo
O jogo consiste em três partes principais:
  • Colocando as peças: Esta é a fase inicial do jogo onde cada jogador coloca um peça de cada vez alternando entre jogadores, caso um dos jogadores forme uma linha horizontal ou vertical com três peças (uma trilha / moinho), ele terá o direito de remover uma peça de seu adversário do tabuleiro.
  • Movendo as peças: Esta fase se inicia quando ambos os jogadores colocarem suas nove peças em jogo. Consiste em mover suas peças ao longo de uma das linhas do tabuleiro para uma outra casa adjacente. Caso um dos jogadores tenha somente 3 peças em jogo, ele pode "voar" com suas peças, podendo mover para qualquer casa que não esteja ocupada por uma peça do adversário. 
  • Removendo peças adversárias: Em qualquer uma das fases acima quando um jogador forma uma linha horizontal ou vertical com 3 peças ele fará uma trilha / moinho, isso lhe dá o direito de remover uma peça de seu adversário, contudo você não poderá remover uma peça do seu adversário que faz parte de uma trilha/moinho moinho dele, a não ser que não exista outra peça para remover.
Estratégia
No começo do jogo, é muito importante colocar as peças nos lugares mais versáteis para tentar formar imediatamente moinhos e não cometer o erro de concentrar as peças próprias em uma área do tabuleiro.
Uma posição ideal, que geralmente resulta em uma vitória, é ser capaz de colocar uma peça que possa se movimentar entre dois moinhos diferentes.

Fim da Partida
O jogo termina quando 3 situações são alcançadas:
  • Se um jogador reduzir as peças de seu adversário para 2.
  • Se um jogador deixar seu adversário sem nenhuma jogada válida. Caso seu adversário tenha somente 3 peças em jogo, ele não poderá ser "trancado".
  • Se ambos jogadores estiverem com 3 peças em jogo e, a partir deste momento, se em 10 jogadas não houver vencedor, o jogo terminará e será declarado um empate.






24 comentários:

  1. amei terminei meu trabalho de ed. fisíca <3

    ResponderExcluir
  2. é um jogo que requer muita atenção e improvisação na hora de mover,eu gosto.

    ResponderExcluir
  3. ACHO QUE TEM UM ERRO NA REGRA ABAIXO:
    "O tabuleiro deve ser posicionado de modo que a grande diagonal comece do lado esquerdo de cada jogador. Assim, a primeira casa à esquerda de cada jogador será preta. O jogador que estiver jogando com as peças brancas começa o jogo, podendo dar o primeiro lance. A seguir, os jogadores alternam jogadas até o fim do jogo. As peças comuns só podem se movimentar para a frente, para uma casa PRETA LIVRE na próxima linha, diagonal à sua casa atual. As damas podem ser movimentar em diagonal para frente e para trás para qualquer casa livre, desde que o caminho esteja livre. O jogo termina quando todas as peças de um jogador forem capturadas ou quando este não puder mais fazer nenhum lance válido."
    O CORRETO NÃO SERIA CASA BRANCA LIVRE??

    ResponderExcluir
  4. Na trilha pode ir e voltar pra mesma casa quantas vezes eu quiser? Formando assim um moinho a cada jogada com as mesmas peças.

    ResponderExcluir
  5. muito grande pra copiar

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei, Mas para ter uma fonte maior pesquisa no wikipedia

    ResponderExcluir
  7. Jogo com meus alunos e nos divertimos muito.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. vocês que ficam xingando o BLOGSPOT não sejam assim vocês não iriam gostar se fosse com vocês tenham empatia NAO SEJAM COVARDES

    ResponderExcluir
  10. Quantas vezes pode encher na mesma pedra

    ResponderExcluir