STRATEGO / LUDO

STRATEGO

Combate é um jogo de tabuleiro lançado pela Estrela no ano de 1974 com o nome de Front, substituído posteriormente por Combate. Nos países de língua inglesa é conhecido como Stratego. O jogo é praticado por dois jogadores e o seu objetivo é capturar a bandeira do adversário. 



Jogadores - 2. Peças - 80 peças, 40 azuis e 40 vermelhas. Sendo que ambas as cores possuem: 


1 General (10); 
1 Marechal (9); 

2 Coronéis (8); 
3 Majores (7); 
4 Capitães (6); 
4 Tenentes (5); 
4 Sargentos (4); 
5 Desarmadoras (3); 
8 Soldados (2); 
1 Espiã (1); 
6 Bombas (Imóvel); 
1 Bandeira (Imóvel);

Tabuleiro: Tabuleiro de 100 casas, com 2 lagos de 4 casas no centro.

Objetivo: Capturar a bandeira adversária ou deixar o oponente sem movimentos válidos. 


O Jogo: O jogo acontece em turnos, alternados entre os dois jogadores. Em cada turno o jogador deve mover uma peça ou atacar uma peça adversária. 



Formação Inicial: Antes do início da partida, cada jogador deve escolher a formação do seu exército, distribuindo as peças como desejar nas 4 linhas inferiores do tabuleiro.

Regras de Movimentação: 
As peças se movem uma casa por vez, horizontalmente ou verticalmente. (Exceção: Soldado) 
Nenhuma peça pode se mover na diagonal, pular sobre outras peças, nem se mover para um espaço já ocupado por outra peça. 

Não é permitido pular sobre os lagos, nem se mover dentro dele. Somente uma peça pode se mover em cada turno. 
O Soldado (2) pode andar quantas casas livres quiser, na horizontal ou na vertical. Ele também pode andar e atacar no mesmo turno. Uma peça não pode se mover mais do que 5 vezes, sem parar, entre 2 casas. 

Regras de Ataque: Quando uma peça sua e uma de seu adversário estão encostadas, horizontalmente ou verticalmente, elas estão em posição de ataque. 

A peça com o valor menor é capturada e removida do tabuleiro. Se a peça vencedora foi a atacante, então ela se move para a posição da peça capturada. Se a peça vencedora foi a atacada, ela fica na posição que está. Quando duas peças de mesmo valor se atacam, as duas são removidas do tabuleiro. 
O ataque é sempre opcional. 

Regras Especiais de Ataque: Bomba e Desarmadora (3): Todas as peças que atacam uma bomba, são removidas do tabuleiro. Exceto a desarmadora, que desarma e captura a bomba. 


General (10) e Espiã (1): O General ganha de todas as outras peças de valor menor, só pode ser capturado se for atacado pela Espiã. Caso o General ataque a Espiã primeiro, ele vence.


LUDO


O Ludo é um jogo de mesa derivado do “Pachisi”. Consta de:
  • 4 jogadores (também há tabuleiros para 6 ou 8 jogadores)
  • Tabuleiro, onde as casas estão distribuídas em forma de cruz, amarelas, vermelhas, verdes e azuis, ou mais cores para os tabuleiros de 6 ou 8 jogadores.
  • 1 Dado de seis faces
  • 4 Peões de uma mesma cor para cada um dos jogadores
Objetivo 
Os jogadores deverão levar todos os seus peões do ponto de partida até o ponto de destino. Para isso, deve-se dar a volta inteira no tabuleiro e chegar antes que os adversários.

Terminologia
A terminologia deste jogo, para poder ser entendida entre os jogadores, é a seguinte:
  • Casa Inicial – São as casas coloridas nos cantos, fora das outras fileiras de casas.
  • Saída – São as casas coloridas que há junto a cada Casa Inicial.
  • Abrigos – São as casas brancas com círculos cinzas.
  • Reta final – São as casas coloridas que se dirigem ao centro do tabuleiro até a casa final.
  • Barreira – Dois peões de igual cor na mesma casa formam uma barreira.
  • Capturar – Emprega-se a palavra Capturar quando um peão ocupa a posição de um peão do oponente, nesse caso este último retorna a sua Casa Inicial.
O Jogo
No início do jogo todos os peões estão na casa inicial de sua cor. Um peão de cada jogador será retirado automaticamente até a casa de saída. A partir deste momento cada jogador, em sua respectiva vez, deve jogar seu dado e efetuar obrigatoriamente a movimentação de seus peões avançando de acordo com os valores dos dados.
Os Jogadores somente poderão retirar o peão de sua casa inicial até a saída quando obter um 5 com o dado.
Se isto não fosse possível porque já existem dois de seus peões na saída ou porque já não dispõe de mais peões para retirar da casa inicial, deverá então movimentar 5 casas com outra peça.

Regras básicas
Só quando a pontuação obtida com o dado não permita fazer nenhuma jogada o jogador não fará nada. No resto dos casos o jogador está obrigado a fazer qualquer movimento possível com um dos seus peões. 
  • Os peões movem-se em sentido anti-horário começando pela casa inicial de sua cor até a casa final de sua cor. Uma vez na casa final os peões não podem realizar mais movimentos.
  • Um peão não pode movimentar até uma casa na que já existam 2 peões. Só a casa inicial e a casa final podem conter 3 ou 4 peões. Esta regra prevalece sobre outras.
Sobre o 6
Quando um jogador obtém um 6 com o dado ele deverá :
- Avançar seis casas com um de seus peões caso ele tenha peões em sua casa inicial.
- Avançar sete casas caso não tenha mais peões para retirar dentro de sua casa inicial.
O jogador que obtenha um 6 poderá jogar o dado outra vez. Se obter novamente 6 poderá repetir. Se obter novamente um 6 pela terceira vez, o último de seus peões que foi movimentado voltará até a casa inicial.
Só no caso de que este peão tenha chegado até as casas coloridas da reta final não voltará para a casa inicial e permanecerá em sua posição.

Sobre as barreiras
Nenhum peão pode movimentar passando por uma barreira.
Se um jogador tiver 2 de seus peões formando uma barreira e obter um 6 com o dado estará obrigado a abrir essa barreira. A única exceção a esta regra ocorrerá quando o peão da barreira deva avançar e este não possa, já seja por encontrar-se com outra barreira no meio do trajeto ou por cair em uma casa ocupada por outros dois peões.

Sobre capturar
Se um peão cair em uma casa branca e numerada ocupada por outro peão de outra cor este último será capturado e deverá retornar até sua casa inicial. O jogador que capturou poderá avançar 20 casas com qualquer um de seus peões.

Nas casas de saídas e nos abrigos, não é possível capturar e podem estar dois peões de cores diferentes.

Nas casas de saídas não pode haver mais de dois peões e se um jogador tiver que sair com um de seus peões de sua casa inicial e encontrar peões de outras cores capturará o último que tenha chegado e avançará 20 casas, com qualquer um de seus peões.

Sobre a casa final e o final do jogo
Um peão somente poderá alcançar a casa final com um número exato obtido no dado (ou porque foi contado 10 ou 20). Se o número não for exato não poderá movimentar.
O jogador que chegar com um peão na sua casa final avançará 10 casas com algum de seus outros peões.

O jogador que conseguir colocar seus 4 peões na casa final ganhará, finalizando assim o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário