BURACO - CANASTRA
Canastra Limpa |
- Jogadores - 4
- Baralhos - dois de 52 cartas.
- Distribuição - onze cartas para cada participante e dois mortos.
- Objetivo - Fazer mais pontos.
- Jogo - três ou mais cartas, ordenadas, do mesmo naipe. Ex.: 3,4,5 e 6 de Paus; 10, Valete e Dama de Copas. (O Ás vale acima do Rei ou abaixo do dois.) o número mínimo de cartas é três, mas podem ser descidas mais cartas simultaneamente, ou outras cartas serem acrescentadas no decorrer da partida.
- Curingas - Os dois são utilizados como curingas, podendo substituir qualquer carta. Exemplo: Dama-dois-Ás de Ouros; sete-sete-dois.
- Batida - é acabar as cartas da mão.
- Morto - só recebe o primeiro da dupla a bater.
- Batida Direta e Batida Indireta Batida - direta é aquela em que o jogador esvazia a mão sem jogar fora. Pegará o morto e continuará a jogar, sem comprar carta. Batida indireta é aquela em que o jogador termina suas cartas, descartando uma. Pegará o morto, mas só poderá utilizá-lo na outra volta, quando for a sua vez de jogar.
- Canastra - Jogo de sete cartas ou mais em sequencia do mesmo naipe. Tem três tipos de canastra: "Limpa" (sem curinga), "Suja" (com curinga) e "De mil" (de ás a ás e sem curinga).
O mão
compra uma carta do baralho (monte constituído pelas cartas que sobrarem
após a distribuição), verifica quais as combinações que pode fazer com
essa carta e joga fora uma que não lhe interessa. Essa carta começa a
lixeira, refugo ou cartas da mesa. Após jogar fora, jogará o segundo
jogador à esquerda do primeiro e assim por diante, até que alguém
termine a partida. Após cada compra o jogador poderá baixar uma
combinação de cartas - jogo - antes de descartar (jogar fora) uma carta
da sua mão. O descarte significa que ele acabou sua jogada e está
passando a vez. O jogador não pode voltar atrás. Do segundo jogador em
diante, existe opção entre a compra de uma carta do monte ou de todas as
cartas da lixeira. O jogador que bater com as onze cartas iniciais,
pegará as onze cartas de seu morto e o jogo continuará como antes. No
jogo de parceria, cada morto corresponde a uma dupla. Se quem já pegou o
morto tornar a bater, terminará a partida, mas para isso precisa-se de
pelo menos uma canastra limpa. Se a outra dupla ou o outro jogador não
pegar o morto, deverá descontar de seus pontos positivos os 100 pontos
correspondentes ao morto, além das cartas que tem em mãos.
Contagem
Ao
término da partida, somam-se os pontos na mesa, ou seja os valores das
cartas baixadas, mais o valor extra das canastras. Deduz -se os valores
das cartas que sobraram na mão. Para o jogador ou dupla que bateu, soma
mais 100 pontos da batida e caso o outro jogador ou dupla não tenha pego
o morto, diminúi-se 100 pontos como penalidade.
Canastra 500 pontos |
Detalhe: Se um
jogador comprar o morto por batida indireta e o adversário terminar a
partida antes que chegue sua vez de jogar, o morto deverá ser pago, como
se não o tivesse sido comprado.
Valor em pontos
- Batida = 100 pontos.
- Curinga (dois) = 10 pontos.
- Do Oito ao Rei = 10 pontos cada carta.
- Do Três ao Sete = 5 pontos cada carta.
- Ases = 15 pontos cada.
- Canastra Limpa - Vale 200 pontos.
- Canastra Suja - Vale 100 pontos.
- Canastra de Quinhentos (Ás a K) - Vale 500 pontos.
- Canastra de Mil (Ás a Ás) - Vale 1000 pontos.
se só tiver uma carta no baralho e jogador da vez só tiver uma carta na mão,e não tiver canastra real,este jogador pode colocar a carta no jogo se a mesma for colocada,encerrando assim o jogo,ou não poderá coloca-la?
ResponderExcluirTem canastra de número 2
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