GAMÃO

O jogo de gamão é um tradicional jogo de corrida,onde o vencedor é aquele que consegue retirar todas as suas peças do tabuleiro primeiro.

Para jogar Gamão, são necessários 2 participantes, um tabuleiro com 24 casas triangulares agrupadas de 6 em 6 e divididas em 4 partes. Cada jogador é representado por uma cor, branca ou preta, e possui 15 peças, como também controla 2 dados de 6 faces para realizar suas jogadas.

Material:

• Jogadores: 2;
• Peças: 15 pretas, 15 brancas;
• Tabuleiro: 24 casas de cores intercaladas agrupadas de 6 em 6 e divididas em 4 partes;
• Objetivo: Retirar todas as peças do tabuleiro antes do adversário.

O jogo:
Definição do primeiro jogador

Antes de iniciar a movimentação das peças é preciso definir o primeiro jogador a efetuar uma jogada. Para definir o primeiro jogador, cada um dos jogadores deve lançar 1 dos seus dados. Aquele que obtiver o maior valor, será o primeiro a jogar. Quando os dados saem com os valores iguais (dobrados) cada jogador deve lançar novamente o dado. O valor dos dados para efetuar a primeira jogada é igual ao valor dos dados lançados para definir o primeiro a jogar. 

Exemplo: Jogador A lança um dado e obtém o valor 5; jogador B lança um dado e obtém o valor 5 também (os valores foram dobrados); jogador A lança novamente um dado e obtém agora o valor 4; jogador B lança um dado e obtém o valor 6; jogador B sera o primeiro a jogar com os valores dos dados 4 (valor do dado do jogador A) e 6 (valor do dado do jogador B).


Movimentação das peças:
Após a etapa de definição do primeiro jogador, cada jogador, na sua respectiva vez, deve lançar seus 2 dados e efetuar obrigatoriamente a movimentação das suas peças de acordo com os valores dos dados. 
Cada jogador sempre movimenta as peças em um único sentido, um no sentido horário, e o outro no sentido anti-horário.
Se o jogador atual não conseguir efetuar jogadas legais com os valores obtidos nos dados, este passará a vez. 
A casa de destino de uma peça nunca pode ser uma que já tenha 2 ou mais peças do adversário. Se a casa de destino tiver somente 1 peça adversária, esta é capturada, sai do tabuleiro e vai para a “barra”.
Quando um jogador tem uma ou mais peças capturadas, ele só pode fazer movimentos de resgate, ou seja, movimentos que tirem suas peças capturadas da barra e a coloque em uma casa, sempre obedecendo a regra que diz que a casa de destino não pode conter mais de 1 peça adversária.

Com dois valores iguais nos dados, o jogador terá o direito de fazer 4 jogadas com esses valores, em vez das 2 habituais..

Retirada das peças:
Um jogador só pode iniciar a retirada das peças quando todas elas estiverem no quadrante inferior (também chamado de seção interna). Para retirar uma peça, o jogador deve obter nos dados o valor equivalente ao número de casas restantes. Caso obtenha nos dados um valor maior que o necessário pelas peças mais distantes, ele deverá retirar essas peças. Exemplo: se as peças mais longes necessitariam de um 4 para serem retiradas e o jogador tira um 6, ele pode retirar qualquer dessas peças do tabuleiro.

Vencedor:
É o vencedor aquele jogador que retirar todas as suas peças do tabuleiro antes do adversário.

4 comentários: