O jogo de gamão é um tradicional jogo de corrida,onde o vencedor é aquele que consegue retirar todas as suas peças do tabuleiro primeiro.
Material:
• Jogadores: 2;
• Peças: 15 pretas, 15 brancas;
• Tabuleiro: 24 casas de cores intercaladas agrupadas de 6 em 6 e divididas em 4 partes;
• Objetivo: Retirar todas as peças do tabuleiro antes do adversário.
O jogo:
Definição do primeiro jogador
Para jogar Gamão, são necessários 2 participantes, um tabuleiro com 24 casas triangulares agrupadas de 6 em 6 e divididas em 4 partes. Cada jogador é representado por uma cor, branca ou preta, e possui 15 peças, como também controla 2 dados de 6 faces para realizar suas jogadas.
Material:
• Jogadores: 2;
• Peças: 15 pretas, 15 brancas;
• Tabuleiro: 24 casas de cores intercaladas agrupadas de 6 em 6 e divididas em 4 partes;
• Objetivo: Retirar todas as peças do tabuleiro antes do adversário.
O jogo:
Definição do primeiro jogador
Antes de iniciar a movimentação das peças é preciso definir o primeiro jogador a efetuar uma jogada. Para definir o primeiro jogador, cada um dos jogadores deve lançar 1 dos seus dados. Aquele que obtiver o maior valor, será o primeiro a jogar. Quando os dados saem com os valores iguais (dobrados) cada jogador deve lançar novamente o dado. O valor dos dados para efetuar a primeira jogada é igual ao valor dos dados lançados para definir o primeiro a jogar.
Exemplo: Jogador A lança um dado e obtém o valor 5; jogador B lança um dado e obtém o valor 5 também (os valores foram dobrados); jogador A lança novamente um dado e obtém agora o valor 4; jogador B lança um dado e obtém o valor 6; jogador B sera o primeiro a jogar com os valores dos dados 4 (valor do dado do jogador A) e 6 (valor do dado do jogador B).
Movimentação das peças:
Após a etapa de definição do primeiro jogador, cada jogador, na sua respectiva vez, deve lançar seus 2 dados e efetuar obrigatoriamente a movimentação das suas peças de acordo com os valores dos dados.
Cada jogador sempre movimenta as peças em um único sentido, um no sentido horário, e o outro no sentido anti-horário.
Se o jogador atual não conseguir efetuar jogadas legais com os valores obtidos nos dados, este passará a vez.
A casa de destino de uma peça nunca pode ser uma que já tenha 2 ou mais peças do adversário. Se a casa de destino tiver somente 1 peça adversária, esta é capturada, sai do tabuleiro e vai para a “barra”.
Quando um jogador tem uma ou mais peças capturadas, ele só pode fazer movimentos de resgate, ou seja, movimentos que tirem suas peças capturadas da barra e a coloque em uma casa, sempre obedecendo a regra que diz que a casa de destino não pode conter mais de 1 peça adversária.
Com dois valores iguais nos dados, o jogador terá o direito de fazer 4 jogadas com esses valores, em vez das 2 habituais..
Retirada das peças:
Um jogador só pode iniciar a retirada das peças quando todas elas estiverem no quadrante inferior (também chamado de seção interna). Para retirar uma peça, o jogador deve obter nos dados o valor equivalente ao número de casas restantes. Caso obtenha nos dados um valor maior que o necessário pelas peças mais distantes, ele deverá retirar essas peças. Exemplo: se as peças mais longes necessitariam de um 4 para serem retiradas e o jogador tira um 6, ele pode retirar qualquer dessas peças do tabuleiro.
Vencedor:
É o vencedor aquele jogador que retirar todas as suas peças do tabuleiro antes do adversário.
muito bom
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluirObrigado Marcia!
ExcluirCaros, onde posso comprar em SP um bom tabuleiro de gamão, medidas oficiais?
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