O jogo com 4 participantes formando duas duplas situadas em posições alternadas.
- Jogadores - 4.
- Baralhos - dois de 52 cartas.
- Distribuição - onze cartas para cada participante e dois mortos de 11 cartas.
- Objetivo - Fazer mais pontos.
Definições
- Jogo - três ou mais cartas, ordenadas, do mesmo naipe ou ordenadas com o mesmo valor (lavadeira). Ex.: 4, 5 e 6 de Paus; 9 de paus, 9 de ouros e nove de espadas; 10, Valete e Dama de Copas. O Ás vale acima do Rei. número mínimo de cartas é três, mas podem ser descidas mais cartas simultaneamente, ou outras cartas serem acrescentadas no decorrer da partida.
- Curingas - Os dois são utilizados como curingas, podendo substituir qualquer carta. Exemplo: Dama-dois-Ás de Ouros; sete-sete-dois; cinco, cinco e dois.
- Três Preto (Tranca) - Não pode ser usado para fazer um jogo. Quando baixado na lixeira, tranca a mesma, não podendo o próximo jogador comprar a lixeira.
- Três Vermelho - Deve ser baixado sozinho na mesa e vale 100 pts caso o jogador ou dupla tenham feito pelo menos uma canastra ou menos 100 pts caso não tenham feito canastra.
- Batida - é acabar as cartas da mão.
- Morto - No caso de jogo com 2 participantes, cada jogador recebe após bater 11 cartas (morto). Se for jogo de dupla, só recebe o primeiro da dupla a bater.
- Batida Direta e Batida Indireta *Batida-direta é aquela em que o jogador esvazia a mão sem jogar fora. Pegará o morto e continuará a jogar, sem comprar carta. *Batida-indireta é aquela em que o jogador termina suas cartas, descartando uma. Pegará o morto, mas só poderá utilizá-lo na outra volta, quando for a sua vez de jogar.
- Canastra - Jogo de sete cartas ou mais em sequência do mesmo naipe. Tem dois tipos de canastra: "Limpa" (sem curinga), "Suja" (com curinga) .
O Jogo
O
mão compra uma carta do baralho (monte constituído pelas cartas que
sobrarem após a distribuição), verifica quais as combinações que pode
fazer com essa carta e joga fora uma que não lhe interessa. Essa carta
começa a lixeira, refugo ou cartas da mesa.
Após jogar fora, jogará o segundo jogador à esquerda do primeiro e assim por diante, até ue alguém termine a partida. Após cada compra o jogador poderá baixar uma combinação de cartas - jogo - antes de descartar (jogar fora) uma carta da sua mão.
O descarte significa que ele acabou sua jogada e está passando a vez. O jogador não pode voltar atrás. Do segundo jogador em diante, existe opção entre a compra de uma carta do monte ou de todas as cartas da lixeira no caso de não estar trancada com um três preto.
Para comprar a lixeira, o jogador obrigatoriamente terá que justificar a compra da carta de cima, encaixando-a diretamente em um jogo na mesa ou juntando com duas cartas ou mais da mão e baixando como um novo jogo. O jogador que bater com as onze cartas iniciais, pegará as onze cartas de seu morto e o jogo continuará como antes.
No jogo de parceria, cada morto corresponde a uma dupla. Se quem já pegou o morto tornar a bater,terminará a partida, mas para isso precisa-se de pelo menos uma canastra limpa. Se a outra dupla ou o outro jogador não pegar o morto, deverá descontar de seus pontos positivos os 100 pontos correspondentes ao morto, além das cartas que tem em mãos. Se tiver baixado três vermelho e tiver canastra, soma-se 100 pts para cada três e se não tiver canastra,deduz-se 100 pts para cada três vermelho baixado.
Após jogar fora, jogará o segundo jogador à esquerda do primeiro e assim por diante, até ue alguém termine a partida. Após cada compra o jogador poderá baixar uma combinação de cartas - jogo - antes de descartar (jogar fora) uma carta da sua mão.
O descarte significa que ele acabou sua jogada e está passando a vez. O jogador não pode voltar atrás. Do segundo jogador em diante, existe opção entre a compra de uma carta do monte ou de todas as cartas da lixeira no caso de não estar trancada com um três preto.
Para comprar a lixeira, o jogador obrigatoriamente terá que justificar a compra da carta de cima, encaixando-a diretamente em um jogo na mesa ou juntando com duas cartas ou mais da mão e baixando como um novo jogo. O jogador que bater com as onze cartas iniciais, pegará as onze cartas de seu morto e o jogo continuará como antes.
No jogo de parceria, cada morto corresponde a uma dupla. Se quem já pegou o morto tornar a bater,terminará a partida, mas para isso precisa-se de pelo menos uma canastra limpa. Se a outra dupla ou o outro jogador não pegar o morto, deverá descontar de seus pontos positivos os 100 pontos correspondentes ao morto, além das cartas que tem em mãos. Se tiver baixado três vermelho e tiver canastra, soma-se 100 pts para cada três e se não tiver canastra,deduz-se 100 pts para cada três vermelho baixado.
Contagem
Ao
término da partida, somam-se os pontos na mesa, ou seja osvalores das
cartas baixadas, mais o valor extra das canastras. Deduz -seos valores
das cartas que sobraram na mão. Para o jogador ou dupla quebateu, soma
mais 100 pontos da batida e caso o outro jogador ou duplanão tenha pego o
morto, diminúi-se 100 pontos como penalidade.
Detalhe: Se um
jogador comprar o morto por batida indireta e oadversário terminar a
partida antes que chegue sua vez de jogar, o mortodeverá ser pago, como
se não o tivesse sido comprado.
Valor em pontos
- Batida = 100 pontos.
- Todas as cartas = 10 pontos.
- Do Oito ao Rei = 10 pontos cada carta.
- Canastra Limpa = + 200 pontos.
- Canastra Suja = + 100 pontos.
- Três vermelho baixado, tendo canastra = +100 pontos.
- Três vermelho baixado, não tendo canastra = - 100 pontos (negativos).
- Por não pegar o morto = -100 pts (negativos).
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