DIVERSÕES


Os finais de semana são ótimos, mas quando chove é difícil manter o humor das crianças. Chega um momento em que nada parece ser capaz de satisfazê-las e para isso é necessário criatividade e disposição para deixá-las felizes. Dicas para divertir seus filhos e entretenha-se você também:
  • Convide os amiguinhos para passarem uma tarde na sua casa. Ponha música, faça um bolo bem gostoso ou faça uma “tarde no cinema” para distrair a garotada; 
  • Leve seus filhos para a cozinha para preparar aquele bolo saboroso. pipoca ou canapés (que é rápido e fácil de fazer). Incentive-os a colocarem "a mão na massa", mas supervisione todos os movimentos deles para evitar acidentes; 
  • Ficar somente na frente do computador torna as crianças solitárias e com a imaginação bitolada. Que tal motivá-las a pegar um livro e fazer com que eles viajem através do mundo das letras? 
  • Crie roupinhas novas para as bonecas das suas filhas e amiguinhas. Sente com elas e confeccionem novos modelos, estimulando as artes manuais; 
  • Faça a brincadeira de caça ao tesouro na sua própria casa. Esconda guloseimas e distribua pistas que levarão ao grande prêmio; 
  • Brincar de esconde-esconde é um passatempo que vem divertindo várias gerações. 
  • Queimada: para o jogo básico, divida o espaço em dois campos do mesmo tamanho definindo os limites com um giz. Divida os participantes em dois times. O jogo começa quando um lançador atira a bola em direção a um dos jogadores do time adversário, se este for atingido pela bola estará fora do jogo. Se alguém do time adversário conseguir segurar a bola, sem deixá-la cair no chão, quem sai do jogo é o lançador. Se a bola bater no chão antes de atingir alguém, a posse de bola passa automaticamente para o time adversário que poderá atacar. Se algum jogador ultrapassar os limites do campo tentando fugir da bola será eliminado.
  • Para ninguém ficar de fora se pode fazer uma prisão. Quem for eliminado ficará atrás do limite do campo adversário e poderá atacar. Se atingir alguém do outro time o mesmo volta para a equipe inicial. O jogo ficará mais cooperativo se atrás de cada jogador houver uma lata. O participante só é queimado se a lata for derrubada por um adversário, sendo que as latas podem ser defendidas com os pés por qualquer um dos jogadores. Nesse caso, o jogo ficará ainda mais divertido ainda se houver mais de uma bola em campo
  • Geografia: Os jogadores se sentam em roda ou em fila. O primeiro jogador começa falando o nome de uma cidade, província, estado ou país. O participante seguinte deve falar o nome de outro lugar que comece com a última letra da palavra dita pelo primeiro e assim sucessivamente.
    Por exemplo: se a primeira pessoa disser “Brasil”, a segunda poderá dizer “Londres”, a terceira “São Paulo”, etc.
    O jogador que errar será eliminado e vence quem ficar por último. Use dicionários e mapas para ajudar a tirar dúvidas de ortografia e sobre a existência dos lugares.
    Dica: para deixar o jogo mais emocionante, determine um tempo curto para as respostas – 30 segundos, por exemplo.
  • Labirinto no chão: Com um giz, desenhe no chão um grande labirinto de formas quadradas, uma dentro da outra, com no mínimo cinco figuras. Cada quadrado terá, em dois de seus lados opostos, um espaço livre para saída e entrada.
    Em cada nível, as passagens ficam em lados opostos diferentes, por exemplo, se no primeiro quadrado, o menor, as saídas ficarem do lado direito e esquerdo, no quadrado seguinte elas deverão ficar em cima e embaixo.
    Um participante é eleito o perseguidor. Ele ficará do lado de fora do labirinto, enquanto os fugitivos ficam dentro. O perseguidor é obrigado a respeitar os limites do labirinto, mas os fugitivos podem utilizar um recurso extra para escapar: sempre que estiverem na quina de um quadrado, eles podem se posicionar de costas e pular para trás, para o quadrado maior. Ao fazer isso, ele precisa dizer em voz alta "tchula".
    Esse movimento ser feito várias vezes, porém, ele serve apenas para sair do labirinto, e não para entrar – nesse caso é preciso passar pelas aberturas novamente.
    Quando um dos fugitivos é pego, ele assume o papel de perseguidor. Como a palavra mágica deixa o perseguidor em desvantagem, uma ideia é colocar dois perseguidores no labirinto. Dica: bole novos percursos, intercalando passagens redondas e quadradas. Assim fica mais difícil usar o truque da palavra. 
  • Anagramas: entre os mais velhos a brincadeira pode ser feita em folhas de caderno ou sulfite. Um dos participantes escreve uma palavra em um papel e os outros tentam formar o maior número possível de palavras, apenas reorganizando as letras. Vence quem conseguir montar mais palavras novas. Para crianças mais novas, tente um “anagrama vivo”: cole no dorso de cada criança uma folha de papel com uma letra diferente. Elas deverão se organizar e reorganizar para formar palavras diferentes com as letras disponíveis. Dica: com participantes na fase de alfabetização também vale montar anagramas com sílabas.
  • Cabra-cega é outra brincadeira que não sai de moda. Com os olhos vendados (cuidado para não pressionar demais as vistas) uma das crianças tentar pegar as outras. Quem não conseguir escapar é a próxima cabra-cega. Recomenda-se afastar um pouco os móveis para evitar batidas e machucados (para quem não disponibiliza de playground); 
  • O morto-vivo certamente foi um jogo no qual você se divertiu durante sua infância. Agora chegou a vez dos seus filhos. Quando você grita “morto” todos se abaixam e no “vivo” é a vez de ficar em pé. Quem se enganar sai do jogo. Fale bem rápido para dificultar; 
  • Pular corda dentro de casa desde que se tenha espaço pode ser bem divertido, além de ser um ótimo exercício pra crianças e adultos; 
  • Bolhas de sabão, além de serem lindas, são capazes de entreter as crianças por horas a fio. E não precisa comprar. Faça em casa mesmo com água e sabão em pó, usando um canudinho para soprá-las; 
  • Faça um piquenique em sua própria casa. Providencie sanduíches, bolos e sucos e estenda uma toalha no chão. Envolva as crianças no preparo do lanche. Nenhuma chuva lá fora será capaz de estragar a brincadeira; 
  • Artes manuais distraem bastante. Use garrafas pets e façam juntos vasos, copos e até mesmo enfeites de natal; 
  • Que tal fazer a hora do conto? Cada um terá a incumbência de contar uma historinha. Pode ser baseada em algum livro ou inventada na hora; 
  • Tem outra brincadeira parecida com essa, porém bem mais criativa. Uma das crianças começa contando uma história e a do lado continua, assim sucessivamente. O final sempre será uma surpresa! 
  • Invente um campeonato de piadas. Além de render boas gargalhadas, o melhor contador será o grande campeão; outra variação é um concurso de charadas. Quem conseguir adivinhar o maior número é o vencedor; o Vencedor receberá um prêmio, estipulado antes da brincadeira. O prêmio valerá como estímulo à imaginação
  • Os menores adoram brincar de massa modelar. Já os maiores podem fazer verdadeiras esculturas usando argila; 
  • Jogo da Velha: Desenhe um diagrama com duas linhas verticais paralelas cruzadas por duas linhas horizontais também paralelas, de maneira a formar nove espaços vazios. Duas pessoas jogam alternadamente, preenchendo cada um dos espaços vazios. 
  • Cada participante deve usar um símbolo (X ou O). Vence o jogador que conseguir formar primeiro uma linha com três símbolos iguais, seja ela na horizontal, vertical ou diagonal. 
    Experimente também expandir o diagrama para 16 quadrados (três linhas na vertical e três na horizontal) ou 25 quadrados (quatro linhas verticais e quatro horizontais). O objetivo do jogo é o mesmo: formar trincas de um mesmo símbolo. Mas, neste caso, vence quem conseguir formar o maior número de trincas. Dica: desafie os jogadores mais velhos montando o jogo da velha com números. Faça o tabuleiro padrão do jogo e distribua entra os jogadores os números de 1 a 9 – um dos participantes fica com os 4 números pares e outro com os 5 números ímpares. Eles devem se alternar colocando seus números no tabuleiro e vence o primeiro a formar uma linha cuja soma resulte em 15.
  • Lembra da “estátua”? Coloque uma música bem movimentada e ponha todo mundo para dançar. Abaixe o som quando todos estiverem distraídos e grite “estátua”. Ganha quem ficar mais tempo sem se mexer;
  • Morto-vivo: um dos participantes é escolhido como líder e ficará à frente do grupo. É ele quem vai dar as instruções que devem ser obedecidas pelos outros jogadores. 
  • Quando o líder disser: "Morto!", todos ficarão agachados. Quando o líder disser: "Vivo!", todos darão um pulinho e ficarão de pé. Quem não cumprir as ordens é eliminado, até sobrar um só participante, que será o vencedor e o próximo líder. 
    O grau de dificuldade da brincadeira varia conforme a velocidade em que os comandos são dados, lembrando que a sequência das ordens podem variar, por exemplo: “Vivo! Vivo! Vivo! Morto! Morto! Vivo!”. Isso irá confundir os jogadores e exigirá ainda mais atenção dos participantes. Dica: em espaços maiores ou com grupos grandes, a variação da brincadeira conhecida como “dentro e fora” fará mais sucesso. Primeiro desenhe um círculo razoavelmente grande em volta de cada participante. As regras são as mesmas do morto-vivo, mas nesse caso, quando o líder disser “dentro”, os jogadores pulam para dentro do círculo. Já quando disser “fora”, todos devem sair do desenho;
  • Mosaicos distraem até os adultos e é bem simples de fazer. Você vai precisar de revistas velhas, cola, tesoura e uma folha de papel para desenhar. Com o desenho pronto, recorte quadradinhos bem pequenos e cole. O trabalho é minucioso e o resultado é bem bonito. E as crianças ficam por horas distraídas. 
Boas ideias, não? E o melhor de tudo é que elas podem ser aproveitadas até em dias de sol. Envie sua sugestão no item "Recados"

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